Cirurgia de catarata

Cirurgia de catarata

 

A Cirurgia de Catarata consiste na quebra e aspiração do cristalino opaco utilizando-se um aparelho com ultrassom (Faco-emulsificação). Após a retirada da catarata, implanta-se a lente intra-ocular dobrável através de uma microincisão realizada na córnea.

Esse tratamento pode ser realizado manualmente ou assistido pelo laser de femtosegundo para realização de algumas etapas da cirurgia. Com benefício de dar mais precisão, previsibilidade e reprodutibilidade a cirurgia de catarata.

A cirurgia é o único tratamento para catarata. Não há medicamento, vitaminas, colírios ou exercícios que façam a catarata desaparecer.

Causas

As principais causas do surgimento da catarata são: Idade, é a causa mais frequente da doença; Consequência da diabetes; Consequência do uso indiscriminado e sem orientação médica, de colírios com corticosteroides; Traumatismos oculares; Radiação; Infecções nos olhos; Uveítes.
 

Sintomas

Principais sintomas da catarata: Visão embaçada principalmente a noite, quando a luz de faróis passa a ficar espalhada; Necessidade de mais luz para enxergar com nitidez; A leitura fica mais difícil.

Grupo de risco

Pessoas com mais de 50 anos.

As técnicas mais utilizadas são:

Cirurgia de Catarata a Laser

A cirurgia realizada com o Laser é guiada pelo computador e acompanhada através das imagens geradas instantaneamente. Etapas da cirurgia de catarata como a capsulotomia anterior, incisões na córnea e quebra da catarata, antes realizadas manualmente, com o uso de bisturis, pinças e ultrassom, são agora executadas pelo laser.

 

Facoemulsificação

É uma cirurgia com incisões menores de 2.4mm, que consiste na introdução de uma espécie de cânula no globo ocular, ligada a um equipamento ultra-sônico, que aspira e emulsifica (dilui) a catarata, permitindo uma recuperação mais rápida. É realizada sob anestesia local, com implante posterior de uma lente intra-ocular.

Hoje não é mais necessário aguardar os estágios finais da catarata (amadurecer) pois essas cataratas ficam mais duras e portanto com maior índice de complicações cirúrgicas. A decisão da cirurgia deverá ser tomada em conjunto com o seu oftalmologista, quando a visão estiver borrada o suficiente para dificultar as atividades da vida diária, isto é, ver televisão, trabalhar, dirigir com segurança, andar pela rua etc.

Existem basicamente três classes de lentes:

- Lentes Monofocais (não Tóricas)
Ideais para pacientes que não possuem astigmatismo corneano. É a classe mais utilizada.

- Lentes Monofocais Tóricas
Ideais para pacientes que possuem astigmatismo corneano, condição que não é corrigida com as Lentes Monofocais (náo Tóricas).

- Lentes Trifocais/ Foco Estendido
Ideais para pacientes que desejam diminuir a dependência dos óculos, tanto de longe, intermediário(computador) e perto (leitura). É a classe mais moderna, no entanto necessita da avaliação de um especialista para a correta indicação.

As lentes intraoculares estão em constante evolução, tanto em seu material, quanto em sua plataforma. Portanto, pergunte ao seu oftalmologista qual é a lente mais indicada ao seu estilo da vida

Processo de remoção da catarata

É necessária a aplicação de alguns colírios no dia anterior à cirurgia;
As incisões são auto selantes e se fecham sem necessidade de pontos;
Durante a cirurgia o paciente não sentirá dor, nem verá o que está sendo feito pelo cirurgião;
A necessidade do uso e óculos vai depender da lente intra ocular utilizada e das condições oculares de cada paciente.

Pós-operatório de cirurgia de catarata

Após a cirurgia de catarata, o paciente retorna lúcido para casa.
Inicia-se o uso da medicação pós operatória conforme a receita médica.
Não é esperado dor no pós operatório, caso ocorra, contate o médico.
Mede-se a pressão intra ocular no pós operatório imediato.
Orientamos dormir com uma proteção acrílica durante 4 dias.
Consultas de retorno serão agendadas.

Saiba mais sobre Cirurgia de catarata
Dúvidas Frequentes
Qual o primeiro passo para realização da cirurgia de catarata?
Sugiro que primeiramente procure um especialista e faça uma consulta oftalmológica completa. A busca de informações pela internet é limitada, pois são informações gerais. Nada melhor que uma consulta, onde na relação médico paciente serão esclarecidas especificamente todas as suas dúvidas sobre o seu caso.
A cirurgia de catarata pode ser refeita?
Sim. Há casos, onde a troca da lente ou o reposicionamento da lente podem melhorar a visão.
A cirurgia de catarata mudar a cor dos olhos?
Não.
É preciso alguma dieta específica?
Em geral frutas, verduras, sucos, sopas e pouca gordura são sempre bem-vindos no pós-operatório.
São tratados dois olhos no mesmo dia?
Recomendamos operar um olho de cada vez. Melhor aguardar alguns dias, antes da cirurgia do outro olho.
Como é o pós-operatório? Quando posso voltar aos esportes e ao trabalho?
Em geral, há um leve desconforto. O olho pode ficar um pouco vermelho. Na maioria dos casos, esportes e trabalho podem ser retomados entre 1 e 2 semanas, dependendo da profissão e de variações individuais. Evitar água de piscina por um mês.
Depois de quanto tempo irei notar a melhora da visão?
Em geral, no dia seguinte. A maioria dos pacientes vai experimentando uma melhora progressiva da visão ao longo de uma semana a um mês.
Quais são os tipos de lentes intra-oculares?
Monofocais- visão de longe ou perto. Tóricas- tratamento do astigmatismo. Trifocais- longe,intermediário e perto. Foco estendido- longe, intermediário e perto. O médico oftalmologista vai orientá-lo qual a ideal para o seu caso.
E o dia do tratamento? Como funciona?
Utilizamos anestesia local, então o paciente ficar acordado, mas é uma cirurgia totalmente sem dor. A duração média é de 20 a 30 minutos. Utilizamos o facoemulsificador na maioria dos casos e, em alguns casos, podemos associar a tecnologia a Laser. Não há necessidade pontos.
Os planos de saúde cobrem a cirurgia de catarata?
Sim. A maioria dos planos cobre a cirurgia de catarata. Se o paciente optar por uma lente que não tenha cobertura ou o uso do Laser, daí pagaria somente o complemento.
Para o tratamento da catarata é preciso ficar internado?
Em geral, por se tratar de pacientes idosos e muitas vezes com outras doenças como diabetes e hipertensão, a internação hospitalar é uma boa opção, para que todos os cuidados sejam tomados. O paciente, em geral, vai para casa no mesmo dia.
Quais os riscos da cirurgia de catarata?
Há riscos como em todas as cirurgias, por exemplo: infecção, deslocamento da lente, aumento da pressão intraocular, inflamação e outros. Felizmente são eventos raros na maioria dos casos.
Quais os benefícios da cirurgia de catarata?
A maioria dos pacientes experimenta a melhora da visão e, dessa forma, a melhora na qualidade vida. Em geral, diminui-se a dependência dos óculos.
Qual a idade máxima para o tratamento?
Em geral, pacientes acima de 60 anos se beneficiam desse tratamento, com a melhora da visão e da qualidade vida. Como a anestesia é local e o procedimento é rápido, mesmo pessoas mais idosas 80, 90 anos podem ser submetidas a esse tratamento. Sempre com médico anestesista na sala e o hospital bem equipado, para aumentarmos a segurança.
Qual a idade mínima para o tratamento?
Em geral a catarata é rara antes dos 50 anos, portanto a partir dessa idade, quando o paciente sentir baixa da visão deve procurar o médico oftalmologista que fará uma avaliação detalhada caso a caso.
É possível fazer exames e cirurgia no mesmo dia?
Em geral são necessários dois a três dias para realizar os exames e a cirurgia.
Qual o momento certo para o tratamento da catarata?
Em geral, quando o paciente nota dificuldade em atividades que desempenhava bem, com por exemplo, dirigir à noite, uso de computadores e leitura. O médico oftalmologista, com sua experiência e os exames adequados, vai poder orientá-lo quanto ao momento ideal.
Como sei se estou com catarata?
Em geral acima de 50 anos e principalmente acima de 60 anos se iniciam os sintomas da catarata. Baixa da visão progressiva, principalmente noturna, os faróis dos carros e as luzes ficam espalhadas, dificuldade em se adaptar com os óculos e dificuldade para enxergar de perto podem ser sintomas inicias da catarata. O ideal é que se façam consultas anuais, pois os médicos oftalmologistas, utilizando aparelhos e tecnologias adequadas, poderão informar melhor sobre a evolução de sua catarata.
Todas as pessoas vão ter catarata?
Todas as pessoas, com o avançar da idade, apresentam algum grau de opacidade da lente, que chamamos de catarata.
Quais os principais medos no tratamento da catarata?
O medo da dor. Porém, é um medo que não precisa existir, uma vez que esse é um tratamento onde não há dor durante a cirurgia, nem após a cirurgia. No pós-operatório os pacientes podem sentir um desconforto leve. Outro grande medo é o de perder a visão. Essa é uma complicação raríssima, menos de 0.5% nas estatísticas. Por isso, que hoje na oftalmologia, tem se investido em tecnologias de ponta e especialização de profissionais, isso visa minimizar os riscos. Vale ressaltar que muitas vezes, com idade, ocorre a diminuição da audição, da memória então, o paciente acha que a diminuição da visão é normal e não procura o tratamento adequado que pode melhorar a visão e diminuir a dependência dos óculos na maioria dos casos.
O que é cirurgia de catarata?
A cirurgia de catarata é a substituição de uma lente que ficou opaca, perdeu a transparência ao longo dos anos, por uma nova, transparente e com a correção parcial do grau dos óculos.
DR. LÚCIO MORAES utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.