Cirurgia de catarata
Cirurgia de catarata
A Cirurgia de Catarata consiste na quebra e aspiração do cristalino opaco utilizando-se um aparelho com ultrassom (Faco-emulsificação). Após a retirada da catarata, implanta-se a lente intra-ocular dobrável através de uma microincisão realizada na córnea.
Esse tratamento pode ser realizado manualmente ou assistido pelo laser de femtosegundo para realização de algumas etapas da cirurgia. Com benefício de dar mais precisão, previsibilidade e reprodutibilidade a cirurgia de catarata.
A cirurgia é o único tratamento para catarata. Não há medicamento, vitaminas, colírios ou exercícios que façam a catarata desaparecer.
Causas
As principais causas do surgimento da catarata são: Idade, é a causa mais frequente da doença; Consequência da diabetes; Consequência do uso indiscriminado e sem orientação médica, de colírios com corticosteroides; Traumatismos oculares; Radiação; Infecções nos olhos; Uveítes.Sintomas
Principais sintomas da catarata: Visão embaçada principalmente a noite, quando a luz de faróis passa a ficar espalhada; Necessidade de mais luz para enxergar com nitidez; A leitura fica mais difícil.Grupo de risco
Pessoas com mais de 50 anos.As técnicas mais utilizadas são:
Cirurgia de Catarata a LaserA cirurgia realizada com o Laser é guiada pelo computador e acompanhada através das imagens geradas instantaneamente. Etapas da cirurgia de catarata como a capsulotomia anterior, incisões na córnea e quebra da catarata, antes realizadas manualmente, com o uso de bisturis, pinças e ultrassom, são agora executadas pelo laser.
Facoemulsificação
É uma cirurgia com incisões menores de 2.4mm, que consiste na introdução de uma espécie de cânula no globo ocular, ligada a um equipamento ultra-sônico, que aspira e emulsifica (dilui) a catarata, permitindo uma recuperação mais rápida. É realizada sob anestesia local, com implante posterior de uma lente intra-ocular.Hoje não é mais necessário aguardar os estágios finais da catarata (amadurecer) pois essas cataratas ficam mais duras e portanto com maior índice de complicações cirúrgicas. A decisão da cirurgia deverá ser tomada em conjunto com o seu oftalmologista, quando a visão estiver borrada o suficiente para dificultar as atividades da vida diária, isto é, ver televisão, trabalhar, dirigir com segurança, andar pela rua etc.
Existem basicamente três classes de lentes:
- Lentes Monofocais (não Tóricas)
Ideais para pacientes que não possuem astigmatismo corneano. É a classe mais utilizada.
- Lentes Monofocais Tóricas
Ideais para pacientes que possuem astigmatismo corneano, condição que não é corrigida com as Lentes Monofocais (náo Tóricas).
- Lentes Trifocais/ Foco Estendido
Ideais para pacientes que desejam diminuir a dependência dos óculos, tanto de longe, intermediário(computador) e perto (leitura). É a classe mais moderna, no entanto necessita da avaliação de um especialista para a correta indicação.
As lentes intraoculares estão em constante evolução, tanto em seu material, quanto em sua plataforma. Portanto, pergunte ao seu oftalmologista qual é a lente mais indicada ao seu estilo da vida
Processo de remoção da catarata
É necessária a aplicação de alguns colírios no dia anterior à cirurgia;As incisões são auto selantes e se fecham sem necessidade de pontos;
Durante a cirurgia o paciente não sentirá dor, nem verá o que está sendo feito pelo cirurgião;
A necessidade do uso e óculos vai depender da lente intra ocular utilizada e das condições oculares de cada paciente.
Pós-operatório de cirurgia de catarata
Após a cirurgia de catarata, o paciente retorna lúcido para casa.
Inicia-se o uso da medicação pós operatória conforme a receita médica.
Não é esperado dor no pós operatório, caso ocorra, contate o médico.
Mede-se a pressão intra ocular no pós operatório imediato.
Orientamos dormir com uma proteção acrílica durante 4 dias.
Consultas de retorno serão agendadas.