Cirurgia de Catarata a Laser

Cirurgia de Catarata a Laser

O aparelho, denominado Laser, é um sistema integrado de guia por imagem, emissor de laser de femtosegundos projetado especificamente para cirurgia de catarata e plataforma cirúrgica 3-D modificável. Possibilita a visualização, personalização e execução das seguintes etapas da cirurgia de catarata: capsulotomia anterior, corte do núcleo do cristalino e execução das incisões na córnea.
O equipamento usa energia concentrada com raio de comprimento de onda em fração de segundo na ordem de 10-15. O raio atravessa as estruturas transparentes do olho e, quando alcança o ponto focal, cria uma pequena formação de plasma que gera o corte no tecido. Pelo sistema de posicionamento tridimensional e triortogonal do aparelho, consegue-se colocar esta coordenada em qualquer ponto do olho do paciente.

Como funciona 

O corte tem a precisão e a reprodutibilidade possibilitada pelo laser, que permite fazer ajustes com um microm de precisão. A primeira operação executada pelos raios emitidos pelo aparelho é a capsulotomia, realizada com diâmetro e localização selecionados; depois os raios laser procedem
à fragmentação do núcleo, que pode ser feita em cortes retos ou cilíndricos, de acordo com a técnica preferida pelo cirurgião; por último, os raios laser fazem as incisões corneanas anteriormente discriminadas, também de acordo com as preferências do médico. Depois do paciente ter sido acomodado no aparelho, essas operações demoram aproximadamente um minuto e meio. Em seguida, o paciente é encaminhado ao centro cirúrgico, onde a operação é concluída e a LIO implantada.


 
 

Cirurgia

A cirurgia realizada a Laser é guiada pelo computador e acompanhada através das imagens geradas instantaneamente.
Etapas da cirurgia de catarata como a capsulotomia anterior, incisões na córnea e quebra da catarata, antes realizadas manualmente, com o uso de bisturis, pinças e ultrassom, são agora executadas pelo laser, com precisão e rapidez.


Existem basicamente três classes de lentes:

- Lentes Monofocais (não Tóricas)
Ideais para pacientes que não possuem astigmatismo corneano. É a classe mais utilizada.

- Lentes Monofocais Tóricas
Ideais para pacientes que possuem astigmatismo corneano, condição que não é corrigida com as Lentes Monofocais (náo Tóricas).

- Lentes Trifocais/ Foco Estendido
Ideais para pacientes que desejam diminuir a dependência dos óculos, tanto de longe, intermediário(computador) e perto (leitura). É a classe mais moderna, no entanto necessita da avaliação de um especialista para a correta indicação.

As lentes intraoculares estão em constante evolução, tanto em seu material, quanto em sua plataforma. Portanto, pergunte ao seu oftalmologista qual é a lente mais indicada ao seu estilo da vida
DR. LÚCIO MORAES utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.