Cirurgia Refrativa SMILE

Cirurgia Refrativa SMILE

A cirurgia SMILE, Small Incision Lenticule Extraction, é um método de correção ocular a laser capaz de corrigir erros refrativos como miopia, astigmatismo e a combinação dos dois.

Seu método se resume na ação de um laser de femtossegundo que cria uma lentícula no interior da córnea. A correção visual é finalizada com a remoção da lentícula por uma microincisão.

Ainda que a cirurgia Smile corrija casos de miopia, astigmatismo, e combinações dos dois, ela ainda não é uma opção de tratamento para os casos de hipermetropia. O mais recomendável, de qualquer forma, é passar por um exame oftalmológico detalhado. Assim, será possível determinar, com certeza, se o paciente é apto para o procedimento.

Os pacientes elegíveis ao procedimento são orientados a seguir algumas precauções. Entre elas: parar de usar lentes de contato semanas antes dos exames pré-operatórios e a operação; não usar maquiagem, perfume ou loções no dia anterior ao procedimento.
 

O procedimento

A primeira etapa envolve a aplicação de colírio anestésico no olho para evitar a dor. Em seguida, um suporte é posto sobre a pálpebra para evitar que o olho pisque. Assim que estiver entorpecido, ele é imobilizado e submetido ao dispositivo a laser.

Rapidamente, o laser de femtossegundo cria uma lentícula dentro do estroma, subcamada da córnea. Na técnica Cirurgia Smile uma pequena incisão de acesso é feita na córnea, de aproximadamente 2 mm de largura. A partir dela, o médico remove a lentícula e, consequentemente, altera o formato da córnea. Com esta ação, o erro de refração é corrigido.

Depois da cirurgia

Agora começa o seu pós-operatório. Preste atenção com relação a orientação do uso dos colírios, eles serão muito importantes e precisam ser utilizados corretamente.
Em tese, a visão estabiliza entre uma semana e um mês.
Já será agendado a sua próxima consulta, onde serão avaliados os primeiros resultados e controle dos medicamentos.
Ouça sempre com atenção as orientações passadas pelo seu médico e a equipe de enfermagem após a cirurgia, e caso venha a ter qualquer desconforto anormal procure seu médico.

Pós-operatório


· Evitar dirigir, de preferência estar com um familiar ou acompanhante após a cirurgia
· Não esfregar os olhos no caso de coceira.
 

Check-ups pós-tratamento

O primeiro check-up normalmente acontece um ou dois dias após a cirurgia. Nessa consulta, o médico examinará o olho e verá como está sua cicatrização. Após esse check-up, outra consulta será marcada na semana ou no mês seguinte. Assim, será possível verificar o andamento da recuperação.

Uma boa prática de acompanhamento, é ideal o paciente retornar depois de 3 meses e após 1 ano de cirurgia, para uma consulta preventiva. 

DR. LÚCIO MORAES utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.