Qual o primeiro passo para a pessoa que queira ficar livre dos óculos?
Sugiro que primeiramente procure um especialista e faça uma consulta oftalmológica completa. A busca de informações pela internet é limitada, pois são informações gerais. Nada melhor que uma consulta, onde na relação médico paciente serão esclarecidas especificamente todas as suas dúvidas sobre o seu caso.
Quem fez refrativa pode fazer novamente?
Os aparelhos a Laser têm evoluído para consumir menos tecido e, dessa forma, em vários casos, é possível nova cirurgia. Exames especializados como a Tomografia da córnea vão auxiliar o especialista a definir essa questão.
Depois de quanto tempo irei notar a melhora na visão?
Na miopia, logo após o procedimento já se nota sinais de melhora. Na hipermetropia a melhor ocorre de forma mais gradual.
Quando posso voltar ao trabalho?
Em média 2 dias no LASIK e 2 a 7 dias no PRK. Logicamente, há variações , dependendo da profissão e de fatores individuais.
Posso praticar esportes?
A maioria deles sim. Pedimos um cuidado especial com esportes de contato(futebol,lutas), melhor evitar no início. Evitar água de piscina e sol direto no rosto nos primeiros 30 dias.
Qual a idade máxima para fazer a cirurgia?
Interessante que não existe essa idade máxima. Após os 50, 60, 70 anos, nas pessoas que apresentarem catarata, pode ser feito o tratamento buscando a diminuição da dependência do uso de óculos.
Qual a idade mínima para fazer a cirurgia?
Geralmente a partir dos 18 anos. Porém depende da estabilidade do grau e do resultado de outros exames.
É preciso parar de usar as lentes de contato antes da refrativa?
Sim. Lentes gelatinosas 2 a 7 dias antes do exame de Tomografia da córnea. Lentes rígidas 1 a 2 semanas antes do exame de Tomografia da córnea.
O plano de saúde cobre o custo do tratamento?
Varia muito. A maioria dos planos não tem cobertura. Porém, em casos de miopia acima de 5 graus e hipermetropia, alguns planos podem ter cobertura parcial.
É possível fazer a consulta, exames e a cirurgia no mesmo dia?
Não. São necessários três dias. Consulta e exames na quarta e cirurgia na sexta por exemplo.
Quais problemas de visão podem ser tratados pela refrativa?
Embora esse tratamento ficou conhecido como cirurgia de Miopia, atualmente podemos tratar também a hipermetropia, astigmatismo e até a presbiopia (vista cansada).
COVID-19 e a Cirurgia Refrativa.
Cuidado com o uso das lentes de contato!!! A mão nos olhos é uma importante via de contaminação.
Nesse período de pandemia, houve uma redefinição das prioridades de vida. Saúde, bem-estar e qualidade de vida são as tendências.
Como as pessoas estão ficando mais em casa e, muitas vezes, se vendo nas telas digitais, passaram a perceber os incômodos causados pelos óculos. Tem sido registrado um aumento do número de cirurgias refrativas em vários países do mundo, nessa busca por melhor qualidade de vida.
Como é a cirurgia?
Utilizamos o aparelho de Excimer Laser. Anestesia local com colírios. Portanto, não há dor durante o procedimento.
Em geral fazemos os dois olhos no mesmo dia. Embora possa ser tratado somente um dos olhos. É um procedimento rápido, entre 15 a 30 minutos. O tempo de aplicação do Laser depende do grau, mas em geral é menor que um minuto.
Podemos utilizar duas técnicas diferentes para realizar a cirurgia.
Na técnica PRK, o cirurgião remove o epitélio, uma fina camada que cobre a córnea e daí faz aplicação do Laser. Após o PRK, é colocada uma lente de contato terapêutica, que será removida em 5 a 7 dias.
Na outra técnica, chamada de LASIK, levantamos uma fina camada da superfície da córnea, a qual chamamos de flap coreano. Em seguida, é feita a fotoablação com Laser, uma técnica totalmente controlado por computador, responsável pela evaporação das células do estroma corneano de acordo com o grau a ser corrigido. Após esse procedimento, o flap corneano é recolocado na posição original e imediatamente o próprio organismo dá início ao processo de “autocolagem”, dispensando o uso de pontos.
Qual o custo da cirurgia?
Esse é outro medo! Por motivos éticos não podemos falar em valores, mas o que posso te dizer é que é um valor justo, se comparado aos benefícios que ela vai te trazer com a liberdade dos óculos. Além disso, há diminuição das despesas de aquisição e manutenção dos óculos e lentes de contato.
Preciso estabilizar o meu grau antes de fazer a cirurgia?
Realmente, a estabilidade é importante para que possamos colocar o grau correto no Laser. Porém, estabilidade não é sinônimo de “o mesmo grau”. Ou seja, pequenas variações de 0,25 ou 0,50, dependendo dos outros exames e da idade do paciente, podem ser consideradas flutuações do grau. Estável nesses casos, quer dizer próximo, sem grandes variações, mas não exatamente o mesmo grau. Isso ocorre por exemplo, se você fizer os óculos com três oftalmologistas diferentes no mesmo dia, provavelmente encontraremos essas pequenas flutuações nas receitas desses óculos. Portanto, o especialista vai te ajudar a avaliar melhor essa questão da estabilidade, e decidir se é o momento adequado, com mais segurança.
Fiz a cirurgia. O grau pode voltar?
A taxa de retratamento é menor que 5%. Portanto, a maioria dos pacientes consegue diminuir a dependência dos óculos com um único procedimento.
E dói?
Durante o tratamento não dói. Alguns pacientes podem sentir desconforto após a cirurgia. Sensibilidade a luz e lacrimejamento são comuns por poucos dias após a cirurgia.
Quais os principais medos das pessoas face a cirurgia refrativa?
O maior medo das pessoas relacionado a essa cirurgia é originado pela falta de conhecimento, falta de informação sobre como a cirurgia é realizada e todo o processo envolvido nos cuidados pré e pós operatórios, na falta desse conhecimento as pessoas tem medo da perda total da visão. Então, uma cirurgia que envolva o olho, é natural que haja esse medo.
Porém, vamos a realidade, ao fatos. A cirurgia refrativa é uma das poucas cirurgias oftalmológicas, autorizada para ser feita nos dois olhos no mesmo dia, justamente pela sua segurança.
Com uma equipe especializada, tenho mais de 25 anos de experiência realizando esse tipo de procedimento, sempre com os aparelhos adequados. O Laser tem um mecanismo de seguimento automatizado do olho, que bloqueia os disparos, caso o paciente saia da mira, o que aumenta a segurança no procedimento.
Não há perigo de piscar durante o tratamento, pois usamos o blefarostato, um aparelho que mantém as pálpebras abertas.
É melhor fazer a cirurgia refrativa ou optar pelo uso das lentes de contato?
As lentes de contato exigem um cuidado diário e atento, devido ao risco de infecção, além disso há custos com manutenção e reposição. Há pacientes que se queixam de sensação de corpo estranho e vermelhidão nos olhos. Portanto, se você passa por essas situações e quer melhorar, vale considerar a refrativa.
Por que fazer a cirurgia refrativa?
O principal motivo é para te dar uma liberdade maior em relação à dependência dos óculos e lentes de contato, evitando situações desagradáveis, que o uso desses podem trazer. Como nesses exemplos: esportes, piscina, praia, maquiagem, capacete de moto, uso das máscaras.
O que é cirurgia refrativa?
São procedimentos que visam diminuir a dependência dos óculos e lentes de contato.