PERGUNTAS FREQUENTES
1. O que é ceratocone?
Ceratocone é uma doença ocular do grupo das ectasias, onde ocorre o afinamento e o encurvamento da córnea, gerando a protrusão da córnea e o aspecto semelhante ao cone, daí o nome. Cerato(córnea) Cone (Córnea em forma de cone).
2. Como sei se tenho ceratocone?
É uma doença mais comum nas mulheres. Em geral, o grau dos óculos está sempre mudando. Podem ocorrer outros casos na família. História de alergia e coceira ocular são muito frequentes. Miopia e astigmatismo, além de intolerância à luz e dificuldade na visão noturna com halos nos faróis são sinais e sintomas da doença. No início pode ser assintomática ou ter poucos sintomas, só o médico oftalmologista, com os exames adequados, tomografia de córnea e outros, poderá fazer esse diagnóstico.
3. Quais os principais medos do paciente com ceratocone?
Perda total da visão. Extremamente rara. Há também o medo de precisar de transplante da córnea, pois envolve um órgão doado. Felizmente, há várias formas de tratamento, antes da necessidade do transplante, além disso, dos transplantes de órgãos humanos, é um dos que têm melhores resultados, acima de 90% de sucesso.
Para enfrentar o medo, busque conhecimento em fontes confiáveis e um bom médico para esclarecer suas dúvidas.
4. Com qual idade que o ceratocone pode ser detectado?
Em geral, aos 10 anos de idade já podemos detectar sinais iniciais da doença com uso da tomografia da córnea. Isso é muito importante, para aquelas pessoas com diagnóstico de ceratocone, orientar seus parentes próximos a procurar um especialista e fazer os exames adequados para o diagnóstico precoce. Somente com a consulta médica, sem exames específicos, por vezes, esse diagnóstico pode passar despercebido.
5. Coçar os olhos pode causar ceratocone?
Sim. Coçar os olhos pode causar ou agravar o ceratocone.
6. Quais são os tratamentos para o ceratocone?
Há diferentes tipos de tratamento. A indicação de cada um deles dependerá do estudo das particularidades de cada paciente. Dentre eles destacamos: Óculos, lentes de contato, crosslinking , anéis intraestromais , transplante de córnea e lentes fácicas.
7. Quando é indicada a cirurgia no ceratocone?
É indicada em dois casos: Em casos de visão ruim mesmo com o uso de óculos ou lentes de contato e uma segunda indicação é quando há uma progressão da doença.
8. O que é? Quais os tipos? E como funciona o crosslinking?
O Crosslinking foi idealizado pelo Dr. Theo Seiler, que estava sendo tratado no dentista e quando o profissional colocou a massinha no dente e aproximou aquela luz azul, Dr Theo perguntou: O que você está fazendo? O Crosslinking, serve para endurecendo a massinha. A mente brilhante desse inventor já pensou em adaptar esse método para o ceratocone, onde as pessoas têm a córnea fina e mole. Há o método tradicional que dura 30 minutos e recentemente foi introduzido o Fast Crosslinking, que dura 10 minutos. Ambos com bons resultados. O objetivo é reforçar a córnea para estabilizar e diminuir a progressão da doença.
9. O que é? Como funciona o implante de anel intraestromal?
Apesar do nome, não é exatamente um anel. É um segmento de anel, que é implantado na camada média da córnea, chamada estroma.(edicao imagem do anel e do implante no meio da corne) O objetivo é aplanar e estabilizar a córnea, dessa forma diminuindo a necessidade de transplante de córnea e, na maioria dos casos, melhorando ou estabilizando a visão.
10. O que é? Quais os tipos? E como funciona o transplante de córnea?
O transplante de córnea é uma cirurgia onde se faz a substituição de uma córnea doente por uma córnea doada com melhores condições. Pode ser feito da córnea total ou somente de uma parte, chamado de lamelar. Pode ser feito manualmente ou a laser.
11. Lentes de contato e ceratocone?
Há varias opções de lentes de contato para o uso no ceratocone. Um médico oftalmologista vai ajuda-lo na escolha e adaptação no seu caso. Modernamente, as lentes esclerais tem nos ajudado em vários casos de ceratocone. Essas lentes se apoiam na parte branca do olho, que é a esclera. Dessa forma, tendo pouco contato com a córnea, onde está o ceratocone, tem permitido adaptação em vários casos e os pacientes referem melhora da visão com essa nova tecnologia.
12. Lentes fácicas e ceratocone?
Essa são lentes colocadas dentro dos olhos atrás da pupila(parte colorida dos olhos), sem a necessidade da retirada do cristalino. Como a córnea no ceratocone está comprometida, os procedimentos a laser na córnea para reduzir o grau são muito limitados, então essa tecnologia consegue diminuir o grau refracional de um grupo de pacientes com ceratocone. Seu medico oftalmologista vai te dizer se é util no seu caso.