Oclusões Vasculares

Oclusões Vasculares


A oclusão venosa da retina, conhecida também pela sigla OVR, é a obstrução ou bloqueio de uma ou várias veias que irrigam a retina levando oxigênio e nutrientes até ela. A OVR é um distúrbio vascular comum da retina e uma das causas mais comuns de perda de visão no mundo. É, na verdade, a segunda causa mais comum de cegueira por doença vascular da retina, após a retinopatia diabética.A oclusão venosa da retina pode ocorrer em quase todas as idades, embora seja mais frequente em pessoas com mais de 65 anos. Sua gravidade varia, podendo não apresentar sintomas ou até se manifestar por meio de um olho bastante doloroso, com deficiência visual grave.

Sintomas 

O sintoma mais comum de OVR é visão turva ou desfocada em um ou nos dois olhos.Comumente, a perda de visão ou desfoque é indolor e pode acontecer de repente ou piorar em algumas horas do dia. Às vezes, pode haver uma súbita e grave perda de visão acompanhada de pressão dolorosa no olho.Ao notar qualquer sintoma, o paciente deve visitar um oftalmologista imediatamente, já que a OVR pode ter progressão rápida e levar à perda da visão se não diagnosticada e tratada corretamente.

A oclusão venosa de retina é frequentemente causada pelo endurecimento das artérias (aterosclerose) e pela formação de um coágulo sanguíneo no olho. Os fatores de risco para a oclusão venosa da retina incluem: estresse, aterosclerose, diabetes, pressão arterial alta (hipertensão), problemas de coagulação sanguínea e outras condições oculares, como glaucoma, edema macular ou hemorragia vítrea.

Existem dois tipos de OVR, que variam de acordo com a veia obstruída. A oclusão de ramo da veia da retina (ORVR) ocorre quando há a obstrução de uma ou mais ramificações da veia central da retina. Já a oclusão da veia central da retina (OVCR) ocorre quando há a obstrução da veia central da retina.
 
O bloqueio das veias da retina causado pela OVR pode ainda levar a outras complicações oculares, incluindo:
•    Glaucoma: pressão alta no olho, causado pelo crescimento de novos vasos sanguíneos anormais na parte frontal do olho.
•    Edema macular: causado pelo vazamento de líquido dos vasos anormais na retina.
•    Perda parcial ou total da visão no olho afetado.

Diagnóstico

  • O diagnóstico de OVR só pode ser realizado após um exame completo do olho, razão pela qual é tão importante consultar um oftalmologista regularmente. Descobrir o que causa o bloqueio é o primeiro passo no tratamento após o seu diagnóstico.
O bloqueio causado pela OVR não pode ser revertido, mas existem maneiras em que ele pode ser gerenciado, usando tratamentos que podem abrandar ou barrar a progressão da perda de visão e, em alguns casos, até recuperar parte da visão perdida.

Tratamento

            -Aflibercept (Eylia®)
            -Ranibizumabe (Lucentis®)
            -Bevacizumabe (Avastin®)
            -Corticoídes - Triancinolona e Ozurdex®
 
DR. LÚCIO MORAES utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.