Tratamento Clínico do Glaucoma

Tratamento Clínico do Glaucoma

O tipo mais comum é o de ângulo aberto que pode ser controlado com uso de colírios, mas se não for possível manter a pressão dentro do olho sempre bem controlada ou quando a pessoa apresenta outros problemas de vista pode ser necessário fazer uma cirurgia para que possa ver melhor e controlar a pressão.

Tipos de Glaucoma

Existem vários tipos diferentes de glaucoma, apresentaremos 4 tipos mais frequentes: 
 

Características

Glaucoma de ângulo aberto - ou crônico     

É o mais frequente e, normalmente afeta os dois olhos e não causa sintomas. Há bloqueio dos canais de drenagem do olho, diminuindo a drenagem natural do líquido do olho, havendo aumento da pressão intraocular e perda gradual da visão.

Glaucoma de ângulo fechado - estreito ou agudo   

É o mais grave porque ocorre o bloqueio rápido da passagem do líquido, levando ao aumento da pressão e à perda de visão.

Glaucoma congênito 

É uma situação rara onde o bebê já nasce com a doença.

Glaucoma secundário

É causado por lesões nos olhos como pancadas, sangramento, tumor ocular.
Remédios (cortecoídes e outros) usados no tratamento de diversas doenças.
Inicialmente o médico pode indicar o uso de colírios diariamente para controlar a pressão nos olhos e melhorar a qualidade de vida da pessoa.

O glaucoma não tem cura e a sua principal consequência é a cegueira irreversível, mas ele pode ser controlado com o tratamento indicado pelo médico, que pode incluir o uso de colírios, comprimidos ou cirurgia dependendo do tipo que a pessoa possui. 
A maioria dos pacientes não apresenta sintomas no início da doença. Daí a necessidade dos exames periódicos preventivos. 

Cirurgia para glaucoma

Em caso de glaucoma congênito ou quando os medicamentos não são suficientes para regular a pressão do olho o médico pode indicar a realização de cirurgia.

Esta cirurgia é útil e consegue fazer o olho drenar o líquido em excesso no interior dos olhos, alcançando bons resultados na maioria das pessoas. No entanto, por vezes a pessoa pode ter que realizar uma outra cirurgia intra ocular para combater o glaucoma.


 
DR. LÚCIO MORAES utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.