Vitrectomia – Cirurgia para Hemorragia Vitrea

Vitrectomia – Cirurgia para Hemorragia Vitrea

O que é a Hemorragia Vítrea?

É o sangramento na parte interna e posterior do olho. As causas mais comuns de hemorragia vítrea são: trauma ocular, retinopatia diabética, descolamento do vítreo, rotura e/ou descolamento de retina e doenças vasculares da retina que causam crescimento de vasos sanguíneos anormais (neovascularização) dentro do olho.

Como diagnosticar?

O diagnóstico é feito através do mapeamento de retina para localizar a hemorragia vítrea e sua possível causa, permitindo assim o planejamento do tratamento. Na maior parte dos casos, utiliza-se o ultrassom ocular para ajudar na avaliação do quadro clínico. 

Os principais sintomas de hemorragia vítrea são:

  • perda visual indolor, súbita ou progressiva;
  • manchas ou sombras, geralmente móveis, no campo de visão.

Qual o tratamento?

O tratamento vai depender da causa, severidade e duração da Hemorragia, podendo variar entre observação e cirurgia para casos quais a hemorragia seja muito densa ou antiga. A cirurgia nesse caso é a vitrectomia.
A cirurgia é realizada com um pequeno instrumento cirúrgico (vitrectomo) que serve para remover o vítreo. O gel vítreo é substituído por solução salina (BSS). Em virtude do vítreo ser constituído por 99% de água, o doente não vai notar nenhuma alteração na visão com a troca do vítreo pela solução salina.
A cirurgia de vitrectomia pode ser realizada com anestesia local ou geral. Na maioria das situações a cirurgia é realizada sob anestesia local.


Cirurgia de Vitrectomia:

Orientações

Repouso é muito importante na primeira semana.
Em caso de colocação de gás evitar viagem de avião na primeira semana.
Seguir a orientação quanto a posição da cabeça.
O silicone em geral é retirado após 6 meses.


Recuperação

Na cirurgia de vitrectomia, a recuperação pode durar várias semanas. A utilização de colírios (gotas) de antibióticos e anti-inflamatórios deve ser efetuada durante todo o tempo de recuperação (duração de 2 semanas).
Em alguns casos mais graves uma bolha de gás pode ser colocada no interior do olho para manter a retina “colada”. Quando a bolha de gás é utilizada, por vezes o posicionamento da cabeça tem que ser mantido, como, por exemplo mantendo a face para baixo ou dormindo para o lado direito ou esquerdo. É muito importante seguir as instruções específicas do médico. A bolha de gás dissolve-se ao longo do tempo, normalmente, entre 4 e 10 semanas. 
 
DR. LÚCIO MORAES utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.