Epilação de cílios

Epilação de cílios

Epilação de cílios é a retirada de cilios que eventualmente estejam causando desconforto ocular. 
Frequentemente se realiza a epilação de cílios em casos de Triquiase ( cílios que crescem virados para dentro dentro)

O termo triquíase denota alterações na qual os cílios perdem o direcionamento normal (afastando-se do olho) e tendem a tocar a superfície ocular. O cílio triquiático tem cor e espessura semelhantes aos normais. É uma condição adquirida bastante comum e o número de cílios triquiáticos podem variar em número. A queixa mais comum é a sensação persistente de um corpo estranho, mas algumas vezes os pacientes podem relatar sintomas de lacrimejamento, fotofobia (sensibilidade à luz) ou até mesmo não apresentar sintomas.

A distiquíase é uma condição rara que designa uma ou mais fileiras adicionais de cílios, anormalmente posicionada junto aos orifícios das glândulas de meibomius (glândulas sebáceas posicionadas na margem da pálpebra e posteriormente a fileira normal de cílios). Ela é freqüentemente confundida com triquíase.

 

Causas

A triquíase e a distiquíase adquirida são, basicamente, condições de natureza cicatricial e podem resultar de:
Processos inflamatórios que afetam a margem palpebral e folículos pilosos;
Conjuntivites crônicas, como por exemplo o tracoma;
Doenças dermatológicas: doenças que acompanham da seborréia que cursam com blefarites e inflamações da margem palpebral. Da mesma forma, a hanseníase leva frequentemente a blefarite e a triquíase;
Inflamações localizadas na pálpebra, como os hordéolos (terçol);
Trauma;
Doenças conjuntivais cicatriciais, como a síndrome de Stevens-Johnson, o penfigóide ocular, queimaduras químicas.
Alteração da margem palpebral devido a idade.
DR. LÚCIO MORAES utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.