PERGUNTAS FREQUENTES
1. O que é cirurgia de catarata?
A cirurgia de catarata é a substituição de uma lente que ficou opaca, perdeu a transparência ao longo dos anos, por uma nova, transparente e com a correção parcial do grau dos óculos.
2. Quais os principais medos no tratamento da catarata?
O medo da dor. Porém, é um medo que não precisa existir, uma vez que esse é um tratamento onde não há dor durante a cirurgia, nem após a cirurgia. No pós-operatório os pacientes podem sentir um desconforto leve. Outro grande medo é o de perder a visão. Essa é uma complicação raríssima, menos de 0.5% nas estatísticas. Por isso, que hoje na oftalmologia, tem se investido em tecnologias de ponta e especialização de profissionais, isso visa minimizar os riscos. Vale ressaltar que muitas vezes, com idade, ocorre a diminuição da audição, da memória então, o paciente acha que a diminuição da visão é normal e não procura o tratamento adequado que pode melhorar a visão e diminuir a dependência dos óculos na maioria dos casos.
3. Todas as pessoas vão ter catarata?
Todas as pessoas, com o avançar da idade, apresentam algum grau de opacidade da lente, que chamamos de catarata.
4. Como sei se estou com catarata?
Em geral acima de 50 anos e principalmente acima de 60 anos se iniciam os sintomas da catarata. Baixa da visão progressiva, principalmente noturna, os faróis dos carros e as luzes ficam espalhadas, dificuldade em se adaptar com os óculos e dificuldade para enxergar de perto podem ser sintomas inicias da catarata. O ideal é que se façam consultas anuais, pois os médicos oftalmologistas, utilizando aparelhos e tecnologias adequadas, poderão informar melhor sobre a evolução de sua catarata.
5. Qual o momento certo para o tratamento da catarata?
Em geral, quando o paciente nota dificuldade em atividades que desempenhava bem, com por exemplo, dirigir à noite, uso de computadores e leitura. O médico oftalmologista, com sua experiência e os exames adequados, vai poder orientá-lo quanto ao momento ideal.
6. É possível fazer exames e cirurgia no mesmo dia?
Em geral são necessários dois a três dias para realizar os exames e a cirurgia.
7. Qual a idade mínima para o tratamento?
Em geral a catarata é rara antes dos 50 anos, portanto a partir dessa idade, quando o paciente sentir baixa da visão deve procurar o médico oftalmologista que fará uma avaliação detalhada caso a caso.
8. Qual a idade máxima para o tratamento?
Em geral, pacientes acima de 60 anos se beneficiam desse tratamento, com a melhora da visão e da qualidade vida. Como a anestesia é local e o procedimento é rápido, mesmo pessoas mais idosas 80, 90 anos podem ser submetidas a esse tratamento. Sempre com médico anestesista na sala e o hospital bem equipado, para aumentarmos a segurança.
9. Quais os benefícios da cirurgia de catarata?
A maioria dos pacientes experimenta a melhora da visão e, dessa forma, a melhora na qualidade vida. Em geral, diminui-se a dependência dos óculos.
10. Quais os riscos da cirurgia de catarata?
Há riscos como em todas as cirurgias, por exemplo: infecção, deslocamento da lente, aumento da pressão intraocular, inflamação e outros. Felizmente são eventos raros na maioria dos casos.
11. Para o tratamento da catarata é preciso ficar internado?
Em geral, por se tratar de pacientes idosos e muitas vezes com outras doenças como diabetes e hipertensão, a internação hospitalar é uma boa opção, para que todos os cuidados sejam tomados. O paciente, em geral, vai para casa no mesmo dia.
12. Os planos de saúde cobrem a cirurgia de catarata?
Sim. A maioria dos planos cobre a cirurgia de catarata. Se o paciente optar por uma lente que não tenha cobertura ou o uso do Laser, daí pagaria somente o complemento.
13. E o dia do tratamento? Como funciona?
Utilizamos anestesia local, então o paciente ficar acordado, mas é uma cirurgia totalmente sem dor. A duração média é de 20 a 30 minutos. Utilizamos o facoemulsificador na maioria dos casos e, em alguns casos, podemos associar a tecnologia a Laser. Não há necessidade pontos.
14. Quais são os tipos de lentes intra-oculares?
Monofocais- visão de longe ou perto. Tóricas- tratamento do astigmatismo. Trifocais- longe,intermediário e perto. Foco estendido- longe, intermediário e perto. O médico oftalmologista vai orientá-lo qual a ideal para o seu caso.
15. Depois de quanto tempo irei notar a melhora da visão?
Em geral, no dia seguinte. A maioria dos pacientes vai experimentando uma melhora progressiva da visão ao longo de uma semana a um mês.
16. Como é o pós-operatório? Quando posso voltar aos esportes e ao trabalho?
Em geral, há um leve desconforto. O olho pode ficar um pouco vermelho. Na maioria dos casos, esportes e trabalho podem ser retomados entre 1 e 2 semanas, dependendo da profissão e de variações individuais. Evitar água de piscina por um mês.
17. São tratados dois olhos no mesmo dia?
Recomendamos operar um olho de cada vez. Melhor aguardar alguns dias, antes da cirurgia do outro olho.
18. É preciso alguma dieta específica?
Em geral frutas, verduras, sucos, sopas e pouca gordura são sempre bem-vindos no pós-operatório.
19. A cirurgia de catarata mudar a cor dos olhos?
Não.
20. A cirurgia de catarata pode ser refeita?
Sim. Há casos, onde a troca da lente ou o reposicionamento da lente podem melhorar a visão.
21. Qual o primeiro passo para realização da cirurgia de catarata?
Sugiro que primeiramente procure um especialista e faça uma consulta oftalmológica completa. A busca de informações pela internet é limitada, pois são informações gerais. Nada melhor que uma consulta, onde na relação médico paciente serão esclarecidas especificamente todas as suas dúvidas sobre o seu caso.
DR. LÚCIO MORAES utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.